menu

Image Map

24/02/2016

A menina feita de espinhos- Fabiane Ribeiro

Sinopse:
Eu nasci assim. Com espinhos venenosos sobre toda a minha pele. Repelindo, assustando e repugnando as pessoas. Eu aprendi, após receber tantos olhares de repugnância, que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor, até mesmo na raiva. E há beleza na vida, em suas despedidas e desencontros. Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos, aceitam o diferente e amam sem medos e preconceitos. Para quem sabe que vai sentir dor em vários momentos da vida, mas não desiste. Quem gosta de giz de cera, bichos de pelúcia e rosas vermelhas. Para os que sabem chorar. De verdade. Não apenas derramar lágrimas. E veem beleza em tudo. Absolutamente tudo. Mas se você não é assim, este livro ainda é para você, porque celebra as diferenças.


"As coisas e as pessoas que amamos não estão do nosso lado em todos os momentos; às vezes caminhamos sobre muitas pedras descalços e sozinhos. E mesmo que algumas pessoas estejam ao nosso lado, a caminhada de cada um, no fim das contas, é pessoal."

O livro vai tratar da vida de Kat, uma menina que nasce com uma anomalia que nem a ciência consegue definir o que é exatamente. Só se sabe que seu corpo e rosto são cobertos por espinhos venenosos e, por isso, ninguém pode tocá-la.

Kat passa a vida se culpando pela morte da mãe durante seu nascimento. Ela vive com o pai Rubens que, apesar da perda de sua amada esposa Liliana, cria a filha com todo cuidado e amor. 

Por ser do jeito que é, a garota não tem amigos e enfrenta preconceitos diariamente; convive com olhares de repulsa, palavras duras e atos cruéis, mas tudo isso serve para fortalecê-la.

"...apenas nós somos capazes de realmente compreender a pior parte de cada uma das grandes e pequenas dores que enfrentamos."

Depois de algum tempo, Rubens e a filha se mudam para um chalé afastado da cidade, onde vivem dias alegres e tranquilos. Lá, a menina conhece Joaquim, o cavalo que se torna seu companheiro das rotinas do dia a dia. Também é lá, em meio as rosas vermelhas que Kat tanto ama e quando mais precisa de um amigo, que ela encontra o misterioso Mica, o menino de olhos miúdos e sorriso fácil que conquista sua confiança.

Com o pai, o amigo, o cavalo, o roseiral, os desenhos no porão e seus inúmeros bichinhos de pelúcia, a menina se sente amada. Até que algo grave acontece e ela, que já se questionava a respeito de sua aparência, se enclausura e fica assim por dois anos até que uma música interrompe sua prisão interior. 

Irritada e se sentindo insultada, Kat segue pela floresta em busca de quem a está perturbando e é nesse momento que ela conhece Greggory, um rapaz lindo por fora e por dentro com quem ela vive uma linda história.

"Segundo suas próprias palavras, eu era bonita porque havia brilho no meu olhar. Não um brilho qualquer, mas que só tem quem conhece a vida e suas facetas mais tristes e ainda assim não desiste de caminhar sob o sol."

Greggory  devolve a Kat a vontade de viver novamente e com ele ela aprende não só o que é o amor, mas a se amar e a cada um de seus espinhos.

Embora tenha achado a narrativa um pouco redundante, ela é bem fluída e os capítulos bem curtinhos, o que permite que leiamos rápido.

O livro é composto por nove atos divididos em 81 capítulos. Cada ato tem uma parte chamada de "Livro da Vida" na qual Kat faz algumas considerações; parece mais uma introdução aos capítulos seguintes.

Em suma, "A menina feita de espinhos" é um livro lindo que fala da vida, portanto, de maldade e bondade, mas, acima de tudo, de amor. Do amor que Kat dirige a quem tanto lhe feriu, como Lolita, uma menina que Kat tanto invejou e desejou ser, mas que lhe ensinou o que é perdão.

"...o amor é mais forte que qualquer pedrada, mais ousado que qualquer espinho e maior que qualquer tristeza."

É o tipo de livro que nos toca desde a primeira até a última página e nos faz refletir a respeito da vida.  

"Toda rosa foi um dia um botão. E então suas pétalas se abrem, seus espinhos prosperam, sua vida brilha e se glorifica. perfuma e embeleza. Em seguida, ela murcha e se vai."

Informações sobre o livro:            O livro tem folhas brancas e tem esses detalhes. Na parte "Livro da vida" são flores, e nos capítulos, espinhos. A capa é de brochura sem orelha. 

Classificação:
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2015
Páginas: 352

8 comentários:

  1. Que lindooo, amei a resenha e as frases que você colocou.
    To doida para saber o final hahah
    Me deixou bem ansiosa em ler. *-*

    Beijos :3
    lisangja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa, Lia!
      É um livro realmente lindo. Leia-o!
      Bjão.

      Excluir
  2. Você sabe me dizer se autora é espírita?
    Ja pesquisei me vários sites, mas nada deixa claro a respeito da religião dela..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!
      Olha, no livro também não diz nada a respeito, mas por outros livros dela, eu imagino que ela seja, ou que pelo menos simpatize. No livro ela não faz nenhuma referência direta, só fala coisas positivas, sobre o amor, mas nada que tenda pro lado religioso, sabe?!
      Então, realmente, não sei te dizer.

      Excluir
  3. Acredito que seja espírita sim , se percebi pelo personagem Mica que na verdade era um espírito de criança que brincava com Kat na floresta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, tem nuances espíritas, apesar de não pregar diretamente isso.
      Beijos

      Excluir
  4. Li esse livro e achei ele simplesmente maravilhoso, me emocionei com cada palavra, e apesar de já ter lido a alguns meses, continuo aprendendo muito com esse livro
    Pude sentir cada dor e cada alegria da Kat, e chorei demais no final do livro
    Sem sombra de dúvidas está entre os meus livros favoritos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, é um livro realmente muito emocionante e aprendemos muito com ele. Tem uma história muito triste, mas muito linda também.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.