menu

Image Map

25/07/2017

Resenha | Perto do Fim- Rosa Mattos

SINOPSE | COMPRA

Olá, querido leitor. Me chamo Jeff Weber, tenho 32 anos, sou advogado e gostaria de compartilhar com você um pouco da minha história. Ela é narrada de forma objetiva, clara e precisa, mas às vezes essa objetividade é quebrada por um olhar curioso que observa e absorve os encantos da natureza e das pessoas, principalmente de minha amada Valentina.


Minha vida, a princípio, pode parecer-lhe amargurada, e você está certo. Desde que minha filha e minha esposa se foram, já não pensava mais em viver. Perdi os motivos, a vida perdeu o brilho e já não via mais em cores, para mim o mundo era preto e branco. De um homem feliz, com uma família linda, passei a ser uma pessoa sombria. Ainda pra piorar, nem podia contar com o apoio de minha querida mãe, pois ela se foi quando eu era bem jovem e meu pai, Milton Weber, é um homem de poucas palavras e não demonstrava nenhum afeto por mim, pelo menos não de forma explícita. As únicas pessoas que pareciam se importar comigo era Adélia e Joel, ambos trabalham pra mim desde que me casei com Sylvia, minha falecida esposa. Além deles, tenho dois amigos com quem sempre desabafo, Ângelo e Manuela, e a amizade deles era uma âncora nesse mar de trevas que vivia. Uma vez Ângelo me disse:
"-Se a sua história é triste e você não vê nenhum motivo para se alegrar com ela, volte sua atenção para outras histórias e tire delas a alegria que falta na sua."

E foi o que fui fazendo aos poucos, mesmo sem perceber. 

Certo domingo, um pouquinho antes do anoitecer e o céu escurecendo por causa das nuvens pesadas querendo desabar, ouvi um grito vindo do bosque localizado perto do residencial onde vivo. Sem pensar, e descalço, saí correndo ao encontro do pedido de socorro e quando me aproximei vi uma cena que me deixou furioso, um homem estava tentando atacar uma moça. Com minha chegada, ele foi embora, mas o que eu não sabia era que a partir desse momento a minha vida ia mudar.

Valentina é uma jovem de 22 anos, estava em Porto Alegre para visitar seus tios. Aos poucos fomos nos aproximando e percebi o quanto tínhamos em comum. Valentina, apesar das dores do passado, foi alguém que me fez querer viver de novo e quando estava com ela minha vida se coloria e o riso saia fácil.

Comecei a receber ameaças de seu agressor e não conseguia entender por que. Pra mim, tê-la livrado de suas mãos não era motivo suficiente para ele ir aos túmulos de quem eu mais amo e destruir as tulipas  que todos os domingos eu depositava lá, em um constante ritual. Isso era cruel demais e quanto mais eu pensava sobre o assunto, menos entendia o que poderia motivar esse homem a agir assim, me mandando mensagens de deboche. 

Minha vida, meu amigo leitor, está cheia de surpresas, boas e ruins. Quando você pensar que o final é previsível, é aí que você se se enganará. A narrativa é plana em quase toda a história, mas a surpresa está reservada pra o final. Pode acreditar em mim, até eu fiquei estupefato com o que aconteceu. Quando pensei que poderia levar uma vida normal com Valentina, algo ocorreu. O que seria? Não posso lhe revelar tudo, ou então lhe tomaria muito tempo, mas lhe garanto que o cara que tentou agredir Valentina tem muito a ver com os acontecimentos da minha vida, mais do que eu sabia e mais do que você imaginará.

[Gente, abrindo esse espaço pra agradecer a Rosa mais uma vez por ter confiado em mim pra ler seu livro. Já havia lido um livro seu, "O medo de Virgília", e amei. E o Perto do Fim foi igualmente uma surpresa agradável! Os personagens que a autora criou são personagens humanos, sabe?! Poderia ser qualquer um de nós, e isso nos conecta ao livro mais facilmente. A escrita da Rosa é muito cativante, a diagramação do livro está maravilhosa e o detalhe nos capítulos é um amor, deixa o livro ainda mais lindo. Recomendo demais a leitura]

Compra: AQUI! Vocês também podem encontrá-lo no Submarino, Walmart, Mercado Livre e, em e-book, na Amazon.
Classificação:
Autora: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Ano: 2017
Páginas: 246

34 comentários:

  1. Adorei a resenha e a capa da obra é lindíssima.

    Beijos.GE

    Blog: http://www.naturezaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!
      Sim, a capa é linda mesmo.

      Beijoos

      Excluir
  2. Mi!!! Quanta emoção nessa resenha! eu gostei muito. A história tem uma pegada dramática e o protagonista se fortalece até mesmo na sua narrativa. Sinto ser uma história bem emocionante!
    Parabéns pelo estilo ;)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que bom que gostou, Vivi! Fico tãooo feliz <3
      A história é maravilhosa.
      Obrigadaaaa <3

      Beijos

      Excluir
  3. A capa da obra me deu até uma paz, espero poder comprar esse livro, não tem sensação melhor do que sentir as folhas enquanto lê. Amei a resenha, beijos, Janini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, tem uma capa bem linda. E a história é igualmente maravilhosa.

      Beijooos

      Excluir
  4. Olá!!

    Que fotos lindas!!
    Eu adorei a resenha! Muito interessante essa forma de ser contada por um dos personagens, fica bem diferente!
    Fiquei muito curiosa pra saber sobre o agressor e os acontecimentos na vida do Jeff. E claro, o final também, você conseguiu me deixar muito curiosa.
    Já coloquei na minha lista!

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fê, obrigadaaa!
      Que bom que gostou da resenha dessa forma. Fico feliz. <3 O livro é maravilhoso, você não vai se arrepender.

      Beijooos

      Excluir
  5. Olá, gostei da resenha. Não tinha conhecimento sobre esse livro mais fiquei curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Que bom que gostou. Fico feliz por isso. <3 O livro é muitoooo bom.

      Beijooos

      Excluir
  6. Ei Mih.
    Nunca tinha visto sobre esse livro. Achei a capa bem bonita e a história parece ser bem angustiante. Eu fico pra morrer com essas histórias sobre agressão.

    Suas fotos ficaram lindas.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne!
      A capa é linda e a história faz jus a ela, é muito boa. Mas a parte da agressão, que não chega a realizar-se, é bem rápida.
      Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!

    Eu realmente gostei da sua resenha, a capa é atrativa e a premissa parece interessante e ao mesmo tempo tensa por causa do agressor. "-Se a sua história é triste e você não vê nenhum motivo para se alegrar com ela, volte sua atenção para outras histórias e tire delas a alegria que falta na sua." Essa frase definitivamente me conquistou. Ela significou muito pra mim, amei mesmo!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa!
      Sim, a história é bem angustiante no começo, mas mais por causa do protagonista, o Jeff, mas depois ela começa a ganhar brilho. Fico feliz que tenha gostado da frase, bem linda mesmo, né? O livro tá cheio de reflexões também.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, gostei da resenha em primeira pessoa já fiz uma assim. Fiquei curiosa para saber os segredos que abordam sobre Valentina e como a vai ser o final do livro já que o personagem já sofreu muito com a perda da família.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Que bom que gostou da resenha assim. O livro é muitooo bom, de verdade.
      Beijos

      Excluir
  9. Ei! Tudo bem?

    Estou amando suas resenhas dessa maneira. Me sinto muito mais na história e por isso, acabo tendo muito mais vontade de ler. Você escreve super bem! Já pensou em virar escritora? Nessas de escrever a resenha como personagem, você tem se mostrado uma ótima escritora, de verdade :) A história é muito interessante, quero muito ler. A capa é linda e os personagens parecem maravilhosos. Adoro, porque acho muito importante, quando o livro usa o abuso como um dos temas. É algo muito importante que deve ser comentado e, nada melhor que a literatura para isso. Vou falar de novo porque você merece: A-M-E-I sua resenha! Continue escrevendo dessa maneira, por favor :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ceci, tudo bem, e você?
      Aww, que bom. Fico feliz em ler isso, me faz querer continuar.
      Hahaha, eu goste de rabiscar umas coisas, mas sou bem preguiçosa pra escrita, mas quem sabe, né? O livro, realmente, é maravilhoso e tem uma história cativante, além de ser bem realista.
      Obrigada, obrigadaaa.

      Beijos <3

      Excluir
  10. Oi, estou mais curioso do que vizinha fofoqueira pra saber o desfecho dessa história, o que vai acontecer com Valentina.

    Acompanha o blog há um bom tempo e gosto muito das tuas resenhas Mirelle. Adoro resenha em primeira pessoa.

    Aliás, toda a equipe do blog está de parabéns por só apresentarem ótimos conteúdos.

    Acho que este blog faz um trabalho muito bacana, incentivando a literatura, com resenhas muito bem feitas, uma melhor que a outra. Gosto muito de tudo o que leio aqui, e leio tudo com frequência. Toda semana estou acessando o blog pra conferir as novidades.

    Parabéns pelo trabalho. Já virei fã.
    Um abraço, Dieison, Humaitá/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ahhh, fico tão feliz em saber que acompanha o blog e que tenha gostado da resenha.
      Muito obrigada por suas gentis palavras e seja sempre bem-vindo aqui, é um prazer!

      Um abração.

      Excluir
  11. Que capa linda, as edições dessa editora são realmente incríveis... Sua resenha também não ficou pra trás, descreveu de um modo maravilhoso toda a história e me fez querer o livro logo, não é um tema quw me atrai, mas vc conseguiu me deixar curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, a capa é muito linda mesmo
      Muito obrigada, Emily! O livro é, realmente, maravilhoso. Vale a pena ler.

      Um beijo

      Excluir
  12. Olá, tudo bom? :)
    MEUDEUS amei a premissa da história! Começa parecendo ser bem simples e não ter nada demais, e depois fui ficando curiosa e curiosa e querendo saber mais e mais... adorei! Anotada a recomendação! Parabéns pela resenha!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, e você?
      Sim, e a história é muito boa, viu?! A Rosa consegue prender e surpreender o leitor.

      Obrigadaaa.

      Beijos

      Excluir
  13. Que resenha linda, fiquei apaixonada nessa capa maravilhosa e a resenha esta na medida certa, fiquei super curiosa. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Muito obrigada. Sim, a capa é linda mesmo. <3

      Beijos

      Excluir
  14. Olá, tudo bem? Que resenha maravilhosa, já anotei aqui pra ler o livro :D
    Amei conhecer o blog, já estou seguindo!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, tudo bem, e você?
      Que bom que gostou, a leitura vale muito a pena.
      Obrigada e bem-vinda! <3
      Beijos

      Excluir
  15. Adorei a resenha. Não. Conhecia a obra nem a autora. Já coloquei na minha lista. ;)

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que coisa mais linda essa capa! Achei a história super emocionante, e a sua resenha me deixou super curiosa para conhecer o desfecho da obra. Parabéns também pelas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, a capa é bem linda mesmo. <3
      Obrigadaaaa! O livro é maravilhoso!

      Beijooos

      Excluir
  17. Oi Mi!
    Resenha na primeira pessoa? Corajosa, você, adorei a ousadia!

    Beijooooo

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo a este espaço, que é nosso!
Deixe seu comentário e clique em "Notifique-me" para podermos conversar; são bem-vindas críticas construtivas, mas não xingamentos. Deixe também o link de seu blog, se tiver, para que possamos lhe retribuir a visita e segui-lo.
Um abração!

© ♥ Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li ♥ - 2016. Todos os direitos reservados.
Designed by: Amanda Hauanne e Mirelle Almeida. Cabeçalho by: Edu Anjos.
Tecnologia do Blogger.